há 1 semana

Unitec mantém convênio com município de Cândido Godói há 18 anos

Unitec mantém convênio com município de Cândido Godói há 18 anos

O ano de 2021 foi marcado pela comemoração dos 25 anos de atuação da Unitec. Nesta trajetória, a cooperativa de trabalho foi construindo e consolidando diversas parcerias.

Uma delas é com o município de Cândido Godói. Por meio de convênio, são prestados os serviços de inseminação artificial e atendimento veterinário há 18 anos, realizados pelos médicos veterinários Jackson Spies, Rodrigo Engster e Carlos Russin e pelo técnico de inseminação artificial Sérgio Luiz Backes.

Para o prefeito de Cândido Godói, Valdi Luis Goldschmidt, este convênio certamente revolucionou a produção de leite, transformando-a em produto com importância econômica para as propriedades. “E como se fez? Por meio do melhoramento genético e com parcerias em prestação de serviços especializados, seja pela inseminação ou pelos serviços de assessoria com a presença de um médico veterinário. Com certeza a parceria com a Unitec alavancou e agilizou este processo e continua rendendo frutos na produção leiteira”, destaca Goldschmidt.

O prefeito explica que a atividade leiteira é muito expressiva no município, sendo a atividade econômica com mais retorno ao município. Atualmente, em torno de 500 famílias mantêm a atividade, e embora tenha reduzido em número, aumentou muito em produtividade.

“Em Cândido Godói, há aproximadamente 8.800 vacas, sendo que em torno de sete mil estão em lactação, produzindo cerca de 127 mil litros de leite/dia e mais de 46 milhões de litros de leite/ano”, acrescenta o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Vilmario Jorge Szynweslki.

Goldschmidt afirma que está no quarto mandato, sendo que em todos teve o privilégio de trabalhar com a Unitec. “Acredito que esta parceria tenha sido um dos fatores do bom desempenho das administrações. Com isso, externamos o agradecimento pelos 25 anos de atividades da cooperativa e que cada vez mais possa ser parceira de todos os municípios da região, consolidando-se como referência de suporte na produção de leite, ajudando a fazer a sucessão rural, que vem sendo um dos pilares econômicos das propriedades, e gerando renda para os municípios e para a região. Vida longa à Unitec! Parabéns e sucesso”, finaliza o prefeito.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação


há 3 semanas

‘A Unitec é muito importante para o Senar-RS’, destaca diretor técnico Cláudio Rocha

‘A Unitec é muito importante para o Senar-RS’, destaca diretor técnico Cláudio Rocha

No sábado, dia 18, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec) realizou sua tradicional confraternização de fim de ano.

O evento foi realizado na AABB de Três de Maio contou com a presença dos colaboradores, diretoria e associados com suas famílias. Também esteve participando do encontro o diretor técnico do Senar-RS, Cláudio Rocha.

O presidente da Unitec, Marcelino Colla, iniciou sua fala agradecendo a presença dos associados. “Recordo-me que há dois anos estávamos aqui e não imaginávamos que passaríamos pela pandemia. Havia sido a última vez que o grupo se reunia presencialmente, como tradicionalmente fazíamos. Nestes quase dois anos de pandemia, repensamos nossa conduta e nosso jeito de ser. Infelizmente, perdemos dois colegas de forma repentina, e isso faz a gente refletir sobre as nossas atitudes e ações”, afirmou.

Para Colla, é importante destacar que a Unitec, que neste ano comemorou 25 anos de história, leva muitas informações e conhecimento para inúmeras pessoas. “Nós não temos um mundo perfeito, mas o esforço da Unitec é ajudar na construção deste mundo. E isso eu sei que cada um de vocês, em seu trabalho, tem a incumbência e o desejo de contribuir para que o público atendido possa evoluir. Assim, nós também evoluímos, o que é motivo de orgulho. Eu estou junto com 170 pessoas tentando ajudar a construir este mundo melhor. Parece fantasioso, mas tenho este desejo e, quando vejo cada colega, esta convicção é renovada. Por isso, esta noite de retomada é motivo de celebração e agradecimento.”

Na sequência, os sócios-fundadores Ari Luiz Benedetti e Pedro Paulo Klein - que ainda não haviam recebido o presente por tempo de associação - foram homenageados pelos 25 anos de história junto à cooperativa.

Também foram apresentados os novos associados que estavam presentes e o presidente agradeceu ao trabalho e empenho dos colegas de diretoria e da equipe de colaboradores.

“Ainda, agradeço de forma especial a presença do Cláudio Rocha, que aceitou nosso convite e prestigia este evento conosco. Podemos dizer que o Cláudio é a pessoa que mais nos ouve dentro do Senar-RS, entidade que atualmente é a principal parceira da Unitec.” O diretor técnico também foi agraciado com um presente personalizado da cooperativa.

‘O Senar-RS é grato a todos vocês e valoriza o que fazem’
Cláudio Rocha se dirigiu ao grupo afirmando que estava emocionado em estar no evento, vendo todos felizes com as famílias, celebrando depois do caos da pandemia.

“Não tenho dúvidas que o Senar-RS é um dos parceiros mais importantes da Unitec. Nós temos 28 anos de história e a Unitec 25, ou seja, começamos praticamente juntos esta jornada em favor das mesmas coisas, dentre elas o desenvolvimento regional e a agregação de renda ao homem do campo, que leva à evolução da nossa sociedade. Juntos, de mãos dadas, seguimos”, ressaltou Rocha.

Ele ainda afirmou que via, em cada associado prestador de serviço, entrega e dedicação ao trabalho. "Se não fossem vocês, o Senar-RS seria apenas um escritório. O Senar-RS é grato a todos vocês e valoriza o que fazem. A Unitec é muito importante para nós. Temos certeza que estamos indo na direção certa e juntos faremos muito mais. Agradeço a possibilidade que dão ao Senar-RS de fazer parte da vida de cada um de vocês. E fazendo parte da vida de vocês, a gente faz parte da vida de todo o Estado. A sociedade está se reerguendo e nós somos fundamentais, pois somos agentes de transformação e de melhoria na vida da sociedade. Vamos celebrar a vida e as parcerias”, finalizou.
 

Texto e fotos: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999