Especial, marcado por transformações, desafios e recomeço. Assim a diretoria da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), com sede em Três de Maio, define o ano que está chegando ao fim.

O aniversário de 25 anos de história da cooperativa, completados em 2021, culminou com o avanço da vacinação e, com isso, a retomada dos eventos presenciais, o que fez voltar, aos poucos, a rotina de trabalho dos associados.

“Este ano foi o início da retomada da rotina que tínhamos antes da pandemia, sendo marcado pelo recomeço das ações coletivas, foco principal de muitos associados da Unitec”, destaca o presidente da cooperativa, Marcelino Colla.

A vice-presidente, Izabel Cristina Dalemolle, comenta que o ano que está findando foi, também, de muitas adaptações, com novas formas de atuação profissional para atender as necessidades dos clientes.

“2021 foi positivo pelo fato de ter sido um ano de muitas ações e trabalhos desenvolvidos pelo quadro de associados da cooperativa, que voltaram quase que à normalidade de antes da pandemia”, acrescenta o diretor de finanças, Fábio Luis Dalla Vechia.

Transformações e conquistas
Frente aos desafios de se adaptar às novas necessidades dos clientes, em um ambiente competitivo e com muitas possibilidades, a Unitec realizou algumas mudanças em sua estrutura.

Dentre elas, conforme o diretor secretário, Luiz Marcos Thomas, está a mudança estatutária, que permitiu a inclusão de novas funções e atividades profissionais. “Estendemos para algumas classes que não tínhamos ainda, e isso foi importante porque conseguimos diversificar o leque de serviços oferecidos, ampliando as áreas. E também passamos a permitir associação de empresas, o que fez com que a Unitec passasse a gerenciar empresas”, complementa.

Colla ressalta que neste ano também ocorreu a consolidação no trabalho prestado à distância, que iniciou em algumas áreas em 2020. “Atribuo isso à visibilidade que a Unitec vem tendo. Neste ano, em que completamos 25 anos de história, apostamos em estratégias que comunicaram e divulgaram a marca da Unitec de forma mais intensa”, celebra.

Dalla Vechia enfatiza que, dentre as principais conquistas do ano, o ingresso de novos associados e a retomada das atividades presenciais foram essenciais. “Isto porque o formato de trabalho presencial possibilita uma maior troca de conhecimento e experiências, em virtude das conexões que são criadas em cada ação desenvolvida pelos associados e também porque todas as interações acabam motivando todos os envolvidos, principalmente o associado.”

O presidente da Unitec destaca que, em função da pandemia, muitas ações e eventos foram realizados de forma virtual. O que, para ele, permitiu que continue sendo possível manter uma relação mais próxima, mesmo virtualmente, com os associados, que, em virtude da distância física, muitas vezes não conseguiam participar dos eventos presenciais.

Metas para 2022
Colla diz estar confiante que 2022 será um ótimo ano de trabalho. “Pretendemos manter o crescimento, tendo os associados trabalhando plenamente o ano todo, bem como fortalecer convênios e buscar mais parceiros.”

Izabel acrescenta que as metas da cooperativa para o próximo ano visam ampliar os contratos de trabalho, divulgando as soluções dos associados. “Também buscaremos a renovação dos contratos atuais, reforçaremos as ações de comunicação e marketing que divulgam o trabalho dos cooperados e intensificaremos as visitas em empresas e instituições públicas para divulgar os serviços da Unitec.”

“Nosso maior desafio é continuar nos reinventando constantemente em um mercado de trabalho que demanda uma evolução permanente. Para 2022, vamos continuar crescendo nas áreas aonde atuamos, fortalecendo a marca Unitec e divulgando as ações desenvolvidas, buscando atingir ainda mais clientes por meio das modalidades on-line e à distância. Estamos otimistas para 2022”, finaliza a diretoria.
 

Texto e foto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999