A gestação é um período de intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Cada etapa traz descobertas e desafios, e estar bem informada faz toda a diferença para viver esse momento com mais tranquilidade e confiança.
Por isso, é essencial preparar as gestantes, oferecendo informações, suporte emocional e ferramentas práticas para que vivam a gestação de forma saudável e confiante.
Pensando nisso, a Unitec oferece o curso “Gestante - Esperar e Cuidar”, um espaço de aprendizado e troca de experiências que auxilia futuras mães e futuros pais a se prepararem para o parto, os cuidados com o bebê e a nova rotina que se inicia com a chegada de um filho.
A capacitação conta com cinco encontros, com duração de uma hora e meia cada, e proporciona momentos de aprendizado prático e acolhimento, abordando aspectos relacionados ao parto e ao pós-parto.
Com práticas de autocuidado, exercícios e técnicas de relaxamento, o curso promove a saúde física e emocional, estimula a conexão entre mãe e bebê desde a gestação e traz orientações sobre cuidados com o recém-nascido.
A atividade é conduzida pelas associadas Adriane Kleinpaul, Fabiele Beckert e Katia Schneider. Neste ano, elas desenvolveram o curso com duas turmas no município de Augusto Pestana.
A cada encontro, uma temática
Cada encontro aborda uma temática específica, conforme a área de atuação de cada profissional. Entre os assuntos abordados estão: fisioterapia obstétrica; cuidados com anestesia, banho e vestimenta no recém-nascido e pintura de barriga; nutrição na gestação; amamentação e saúde mental na gestação e no pós-parto.
A enfermeira Adriane conta que é uma grande satisfação poder auxiliar as gestantes neste momento tão importante. “Gostei muito do desafio, de fazer novas amizades e levar mais informações. Deixar as gestantes e seus companheiros mais tranquilos é gratificante. O grupo interagiu e foi assíduo nos encontros.”
Ela ressalta que a iniciativa do município de Augusto Pestana é muito significativa. “Que os demais municípios possam aderir ao projeto, pois é preciso desmistificar muitas informações e auxiliar os futuros papais e mamães.”
A nutricionista Fabiele ministra dois encontros, com foco na alimentação durante a gestação e a amamentação. Segundo ela, as gestantes e seus familiares demonstraram grande interesse nos assuntos abordados, por se tratarem de questões essenciais ao desenvolvimento dos bebês.
“Os cuidados com a alimentação na gestação, tanto para a mãe quanto para o bebê, são fundamentais. Escolhas inadequadas podem causar doenças, enquanto uma alimentação equilibrada auxilia o desenvolvimento ao longo dos nove meses. Após o nascimento, a amamentação segue sendo essencial para o bebe e para a mãe.”
Fabiele destaca que o retorno foi positivo, pois ainda há muitas dúvidas e inseguranças em relação aos temas tratados. “Foi possível esclarecer de forma simples, acessível a todos os participantes.”
A psicóloga Kátia destaca que, em seu encontro, abordou a importância do cuidado com a mente, o corpo e o espírito. “Trabalhei com as gestantes sobre a importância da saúde mental durante a gestação e o pós-parto, como lidar melhor com o estresse e tomar decisões equilibradas diante de tantas mudanças, medos e dúvidas. A saúde mental é parte essencial do cuidado que a mãe oferecerá ao bebê.”
Conforme a profissional, o suporte emocional na gestação e no pós-parto é fundamental para que a experiência seja positiva e saudável, fortalecendo o vínculo entre mãe e bebê. “Ser mãe é uma jornada cheia de amor e também de desafios, e a maternidade perfeita não existe. O curso ajuda as mamães a compreender melhor as mudanças e desafios que surgem em cada fase da gestação e da maternidade.”
‘Curso garante que as gestantes terão todas as orientações necessárias para a vinda do tão esperado bebê, estando aptas e mais seguras para realizar os cuidados necessários para o desenvolvimento do recém-nascido’
Para a secretária municipal de Saúde, Fernanda Bortolini Haas, levando em consideração a importância de conscientizar e capacitar as gestantes do município sobre esse período tão significativo de suas vidas, é fundamental prepará-las para a chegada do bebê. Neste sentido, a equipe de saúde considera essencial que profissionais qualificados, que não estão em contato direto, ou seja, acompanhando o pré-natal dessas gestantes, realizem a capacitação.
“Dessa forma, iremos assegurar que nossas gestantes recebam todas as orientações necessárias para a vinda do tão esperado bebê, ficando mais seguras e aptas a realizar os cuidados indispensáveis ao desenvolvimento do recém-nascido”, afirma.
Ela explica que o curso de gestantes é destinado às gestantes do município de Augusto Pestana, como uma das ações preconizadas pelo Programa Estadual Rede Bem Cuidar, cujo foco em 2024/2025 é o público materno-paterno-infantil.
A avaliação do curso ministrado pelas profissionais da Unitec também é positiva, considerando o retorno recebido das participantes. “As profissionais são dinâmicas e demonstraram conhecimento técnico nas áreas abordadas”, finaliza Fernanda.
Interessados em contratar o treinamento podem entrar em contato com a Unitec, localizada na Avenida Santa Rosa, 301, em Três de Maio, ou pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação