O cavalo é um aliado fundamental do trabalhador rural, especialmente no Rio Grande do Sul, onde a cultura equina é forte, e desempenha um papel importante em muitas atividades do campo.
Para treinar o animal, é necessário que ele passe por um processo de doma racional, que é uma filosofia de treinamento equino baseada na confiança, respeito e comunicação entre o ser humano e o cavalo.
O Senar-RS conta com o curso Doma Racional em seu portfólio. O instrutor Paulo Eduardo Julio Xavier, associado da Unitec, está credenciado a ministrar este treinamento há 20 anos.
A capacitação, que tem carga horária de 64 horas, é indicada a domadores que desejam melhorar a relação homem-cavalo, e aborda conteúdos como características do cavalo, diferenças entre doma racional e tradicional, habilidades necessárias à doma racional, partes do buçal e técnicas de montagem.
Também traz informações sobre o primeiro contato físico e regras de aproximação e afastamento, como embuçalar o animal, guia ou redondel, tipos e severidades de freios, uso e finalidade das rédeas de borracha, elementos acessórios de doma e maneira correta de encilhar e montar, dentre outros.
Conforme Xavier, a doma consiste, basicamente, em pegar animal xucro e, durante o curso, ensinar o participante a amansá-lo e a deixa-lo apto ao trabalho. “Trabalho com equinos há muito tempo, e já fiz vários cursos, com Denise Bica, Jango Salgado e Cleison Borges, por exemplo, que são referências na área”, revela.
O profissional conta que o curso também atende a demanda do Exército Brasileiro, onde são domados aproximadamente cem animais por ano. “São muitas histórias bonitas nestes 20 anos de trabalho. Acompanhar o participante iniciar com um potro chucro e, após oito dias, vê-lo montar e fazer a lida no campo, curando terneiros campo afora, apartando gado nos potros de doma, com confiança e segurança, é satisfatório”, relata.
Residente em Muitos Capões, na região dos Campos de Cima da Serra, Xavier é associado da Unitec há 20 anos e também ministra os cursos Tecelagem com lã crua, Confecção com lã crua, Guasqueiro - trabalhar o couro e Guasqueiro - confecção de peças de couro.
Interessados em participar deste curso do Senar-RS devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação