Os cães podem ser ótimos parceiros do produtor rural, já que existem raças que ajudam em várias tarefas nas propriedades rurais, como pastoreio e segurança.
Capazes de conduzir, proteger e reunir o rebanho, eles podem ser adestrados para que desenvolvam estas habilidades, e algumas raças, inclusive, já têm este perfil.
O Senar-RS conta com um curso de adestramento voltado especificamente para cães de pastoreio, chamado ‘Adestramento de cães para pastoreio em rebanho ovino’.
O pastoreio, que consiste no ato de conduzir o rebanho pelo posto, levá-lo de um lugar a outro de forma ordenada, sem perder o controle dos animais, é uma função muito importante nas propriedades.
O associado da Unitec Rodrigo Belebon é instrutor do Senar-RS há um ano e está credenciado a ministrar esta capacitação. Ele, que é técnico em agropecuária e reside em Ibirubá, conta que desde criança teve cães, e o adestramento passou a fazer parte profissionalmente de sua vida a partir de 2019.
Rodrigo explica que o adestramento é realizado com cães da raça Border Collie, apta para o uso em rebanhos. “O tempo de adestramento dura, em média, seis meses, podendo variar dependendo de cada animal e de cada manejo específico na propriedade.”
O profissional destaca que o cão adestrado e com bom controle é uma ótima opção de trabalho nas áreas rurais.
O curso tem duração de 24 horas - três dias - e conta com conteúdos que englobam as vantagens econômicas e funcionais do uso de cães treinados na atividade pecuária; demonstração com cães treinados a recolhida do rebanho no campo; utilização de cães dos participantes dentro das suas realidades funcionais; demonstração de cães em diferentes níveis de treinamento; prática dos participantes e cães treinados em diferentes situações de manejo de ovinos.
Interessados em participar deste curso do Senar-RS devem procurar o Sindicato Rural de seu município ou região.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação