No ano em que completa 25 anos de atuação, a Cooperativa de Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec), com sede em Três de Maio, celebra as parcerias de trabalho construídas, bem como a dedicação dos associados.

Os 28 sócios-fundadores tiveram papel fundamental na criação e consolidação da cooperativa. O engenheiro agrônomo José Álvaro Pacheco compõe o grupo de fundadores da Unitec.

Ele destaca que é uma imensa satisfação fazer parte da equipe técnica qualificada e que até hoje segue prestando serviços, com muita seriedade e responsabilidade, em diferentes partes do Brasil. Ele inclusive foi presidente da Unitec, na quarta gestão, no período de 2010 a 2012. “Ter recebido o respaldo dos colegas para ser presidente da cooperativa me dá muito orgulho”, ressalta.

Pacheco diz acreditar que, sozinho, o caminho seria muito mais difícil. “Talvez seja complexo para alguns sócios novos entenderem porque temos toda gratidão e emoção quando falamos desta caminhada, mas a decisão que tomamos lá em agosto de 1996 fez toda a diferença nas nossa vidas.”

 O engenheiro agrônomo relembra que, na época da fundação da Unitec, enfrentavam um ambiente de muita instabilidade dentro da Cotrimaio, sem saber sobre como iria ficar o departamento técnico de junho de 1996 em diante. “Neste momento, a união e companheirismo do grupo foi fundamental para decidirmos criar a Unitec e propor a terceirização dos serviços”, afirma.

Ele diz recordar-se bem das incertezas que rondavam os profissionais, mas 90% dos colegas (médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e inseminadores) aceitaram o desafio. “Este fato marcou definitivamente a construção da cooperativa Unitec. Neste momento surgia o embrião de uma das primeiras cooperativas de trabalho técnico em agropecuária do Estado e talvez do Brasil. A união e a vontade de termos um negócio próprio marcaram nossa trajetória”, relembra.

Pacheco conta, também, que na época da fundação da Unitec, seu segundo filho havia nascido, o que tornava a decisão mais difícil ainda. “Mas, com muito empenho e a vontade daquele grupo, os obstáculos foram superados e hoje somos reconhecidos. Todos tiveram um grande crescimento como profissionais e cidadãos”, acrescenta.

Natural de Jaguarão, Pacheco é pós-graduado em Manejo da Fertilidade do Solo em Sistema Plantio Direto e Gestão de Cooperativas e hoje presta serviços para o Senar-RS e Sebrae RS, além de consultorias a produtores rurais nas áreas de manejo da fertilidade do solo, tecnologia de aplicação e produção orgânica. “Até hoje sigo fazendo o que gosto, que é trabalhar com o produtor rural, trocando informações e ajudando-o a prosperar.”

Para finalizar, o sócio-fundador da Unitec diz que deseja que o cooperativismo se fortaleça cada vez mais como forma de organização social e que os novos associados ajudem a perpetuar a Unitec como grande cooperativa que é atualmente.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação