Na última semana, o engenheiro agrônomo e associado da Unitec, Paulo Rosa, esteve em Três de Maio para ministrar o curso ‘Tecnologia de aplicação de herbicidas hormonais’ na Agrosol.

Com carga horária de 16 horas, sendo oito horas de teoria e oito horas de prática, o treinamento contou com 30 participantes, entre colaboradores e clientes da empresa, que conheceram as práticas adequadas para a correta aplicação de herbicidas hormonais e manejo do pulverizador.

“O grupo aprendeu sobre aspectos meteorológicos a serem considerados no momento da aplicação de herbicidas hormonais, como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos e seus respectivos limites”, disse Paulo.

Outros itens a serem observados no pulverizador, como o manômetro, mangueiras sem vazamento, rotação em velocidade adequada para a aplicação do produto, a altura de barra, espaçamento entre as pontas e limpeza e conservação de filtros também fizeram parte do treinamento.

O engenheiro agrônomo explica que o treinamento, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), será exigido a partir de 1º de junho deste ano. “A partir deste prazo de regularização, só poderá aplicar herbicidas hormonais quem tem o treinamento. Isso consta na Instrução Normativa nº 42/2021, que estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a regulamentação da sua aplicação”, revela.

Segundo o profissional, existem várias classes de herbicidas, dentre eles os hormonais, que são aqueles que têm como mecanismos de ação o grupo das auxinas sintéticas. “Estes herbicidas requerem cuidado especial na aplicação devido ao alto potencial de contaminação de culturas sensíveis por deriva, como por exemplo o 2,4-D, dicamba e triclopyr. Se eles ‘escaparem’ da pulverização por vaporização ou por deriva (pulverizador mal regulado), vai atingir parreiras, frutíferas e hortaliças, que acabarão morrendo. Por isso, são vendidos com controle e o operador tem que prestar informações de quando aplicou, além de ter o treinamento, que hoje a Unitec oferece.”

O engenheiro agrônomo e produtor rural Dione Fiorin, de Esquina Araújo, interior de Independência, foi um dos participantes. Para ele, que ainda não tinha o treinamento, o curso foi bastante interessante. “Aprendi novas técnicas, como o manejo de bicos e cuidados com o pulverizador, e isso com certeza agrega muito na nossa profissão. É válido que todos os produtores façam”, avalia.

O gerente agrotécnico da Agrosol, Tiago Andreazza, acrescenta que a empresa tinha esta demanda, já que a capacitação se tornará obrigatória. “Teremos novas turmas, nos próximos meses, nesta parceria com a Unitec. É importante para nós da Agrosol, para estarmos por dentro das normas, e para o produtor, que tem a oportunidade de se adequar à nova legislação e saber como utilizar estes herbicidas com segurança. Também é nosso papel orientar o produtor e possibilitar capacitações que visam melhorar o trabalho no campo.”

Empresas e grupos de produtores interessados em fazer o curso podem contatar a Unitec, na Avenida Santa Rosa, 301, em Três de Maio, ou pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052.


Texto e fotos: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999