Com o objetivo de desenvolver habilidades empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio, além de qualificar os empreendedores rurais para que desenvolvam um projeto em sua propriedade, o Programa Empreendedor Rural, do Senar-RS, iniciou a primeira turma em Três de Maio, por meio do Sindicato Rural de Três de Maio.
O grupo, composto por dez participantes, que são produtores e trabalhadores rurais e têm ligação com o meio rural, faz parte da primeira turma do programa desenvolvido no município. Ministrado pelo engenheiro agrônomo Marcelino Colla, instrutor do Senar-RS, associado e presidente da Unitec, o programa é realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio.
Nesta terça-feira, 27 de julho, foi realizado o segundo módulo do programa, que abordou sobre ‘O empreendedor rural e suas competências’. Os participantes também realizaram uma dinâmica sobre ‘Quem sou eu’.
Colla explica que o curso conta com carga horária de 136 horas, divididas em com 17 módulos (encontros), de oito horas cada módulo, realizados semanalmente e/ou quinzenalmente.
“O programa conta com encontros teóricos e práticos, pois conforme avançamos nos módulos, também teremos visitas às propriedades rurais e, ao final, eles farão um plano de negócios. Trabalhamos com a metodologia de Aprendizagem pela Ação (APA), que tem o participante como protagonista e o instrutor como um facilitador dos conhecimentos.”
O instrutor do Senar-RS conta que já ministrou este programa em outros municípios. “Fico muito feliz de termos uma turma em Três de Maio, composta por participantes que farão a diferença nas realidades em que estão inseridos. O programa incentiva o debate e a formação de lideranças, além de ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência. E a demanda do programa foi feita por estes jovens que já haviam participado de outras capacitações do Senar-RS. Ou seja, os jovens empreendedores rurais estão buscando qualificação para aprimorar cada vez mais a atividade que desenvolvem no campo”, destaca Colla.
Desenvolvendo habilidades empreendedoras no agronegócio
A estudante de Medicina Veterinária Júlia Roberta Ressel, de 19 anos, é uma das participantes do programa. Ela conta que se interessou em mais esta capacitação quando participou do curso de Gestão Rural do Senar-RS, também ministrado por Colla e que apresentou o programa aos participantes.
Moradora de Caúna Baixa, interior de Três de Maio, Júlia trabalha com os pais na propriedade, que aposta no cultivo de grãos e na atividade leiteira. “A ideia é fazer a sucessão rural. Estamos trabalhando para isso. E, então, é fundamental buscar conhecimento a fim de termos uma nova visão sobre o nosso negócio.”
O programa também conta com a participação de duas colaboradoras da prefeitura local: a engenheira agrônoma Jaqueline Rodrigues e a médica veterinária Yandara Almeida, que atuam na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo elas, o programa auxiliará em diversas questões que elas se deparam no trabalho, ampliando a visão sobre diversos temas, como a sucessão rural e a melhora da qualidade de vida da população do meio rural, por exemplo.
E por falar em sucessão rural, o casal Luciani e Joel Rossi, da localidade interiorana de Medianeira, também integra o grupo deste programa. Eles, que trabalham com a atividade leiteira, já estão, há alguns anos, fazendo a sucessão rural na propriedade rural dos pais de Joel. Sempre em busca de capacitação e novos conhecimentos, eles já participaram de outros cursos e programas do Senar-RS.
“O Programa Empreendedor Rural estimula o empreendedorismo no campo, incentivando o debate e a formação de lideranças. O objetivo é que os participantes possam administrar suas propriedades como empresas rurais. Ou seja, é necessário dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural”, finaliza Colla.
Texto e fotos: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999