Associada da Unitec desde o último ano, a psicóloga Maria Elenir Schafer, que integra o quadro de instrutores do Senar-RS, conta que seu objetivo e oferta de trabalho como instrutora é agregar conhecimentos nos cursos de formação profissional nas áreas de Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal, Liderança e Desenvolvimento de Equipes e palestra sobre Qualidade de Vida, na promoção social.

“A palestra qualidade de vida visa a compreensão da importância de realizar mudanças frente às dificuldades, conflitos ou crises existenciais, em que na maioria das vezes as pessoas sentem-se perdidas para visualizarem sozinhas a solução. Assim, são inúmeras tentativas que se perdem ao longo da vida ao se tentar realizar mudanças sem que estas gerem transformação”, explica Maria Elenir.

A associada da Unitec afirma que utiliza uma metodologia que contém um passo a passo em que é possível identificar o problema, os pontos fracos, fortes e de melhorias a serem desenvolvidos, utilizando processos, mensurando notas e otimizando resultados. 

Formada em Psicologia com ênfase em Psicanálise, analista comportamental e formação sistêmica em andamento, Maria Elenir reside em Santa Rosa e possui mais de cinco anos em experiência clínica, em terapia de grupo com mulheres, treinamento para jovens aprendizes na busca do primeiro emprego na Escola Melhor Aprendiz e trabalho voluntário junto ao projeto social Transformação em Arte, voltado para educação de crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 14 anos em Passo Fundo.

“Foram experiências de trabalhos fundamentais para reforçarem a importante necessidade de uma nova educação, uma reeducação potente no que tange aspectos do desenvolvimento humano que devem ser trabalhados conjuntamente: inteligência emocional (QE) e inteligência intelectual (QI). Na abordagem destes dois aspectos, é possível aumentar recurso internos, adquirir mais ferramentas para lidar com conflitos e dinamizar habilidades e capacidades comportamentais”, acrescenta.

Segundo a profissional, sua palestra e cursos se destinam a estudantes, profissionais, microempreendedores e demais pessoas interessadas que percebem que estão com problemas e que o passo a passo pode facilitar, aumentar a percepção e traçar um plano para saírem de um estado A para B.

“O processo do passo a passo não só intenciona resolver o problema em si, mas também de proporcionar qualidade de vida às pessoas, pois quando se ‘organiza a casa’, se instaura a ordem e o progresso e na ordem a hierarquia dos valores mudam, pois os hábitos passam a estar a serviço dos valores, e isto está intimamente relacionado a se ter mais ou desfrutar de qualidade de vida”, finaliza Maria Elenir.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação