Transmitir conhecimentos para a programação da produção de silagem, objetivando o aumento da renda de carne e leite. Este é o intuito principal do mais novo curso à distância lançado pela Unitec nesta semana.

‘Práticas e Técnicas para a Produção de Silagem’, que já está disponível na plataforma da cooperativa, é ministrado pelo engenheiro agrônomo José Luiz Kollet, associado da Unitec. Kollet é especialista em Sistema de Plantio Direto, possui aperfeiçoamento em Atualização em Pastagens e Produção Animal - Ruminantes e é mestre em Ciências Agrárias - Forragicultura. Atua há mais de 12 anos na área de produção animal, forrageiras tropicais/temperadas e planejamento forrageiro.

O profissional explica que o curso abordará assuntos técnicos importantes, imprescindíveis para a qualidade e produtividade dos materiais a serem ensilados e para a tomada de decisões estratégicas na produção de alimentos para os ruminantes.

Kollet destaca, ainda, que o planejamento anual de produção de silagens é necessário e fundamental, a fim de suprir a escassez de alimentação ocasionada pelos vazios forrageiros anuais e pelas constantes secas que estão ocorrendo anualmente e acabam reduzindo a alimentação e a renda familiar.

Com duração de 12 horas, o treinamento aborda adubação, população de plantas, ponto de corte, tamanho de partículas (peneiras Penn State), manejo básico de silagem, principais cuidados no armazenamento dos volumosos ensilados, produtividade/área, dimensionamento de silos, regulagem de ensiladeiras tratorizadas e modificadas e inoculação.

O público-alvo do curso são produtores rurais de gado de leite e corte, técnicos em agropecuária, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, estudantes de cursos do setor agropecuário e áreas afins.

O treinamento já está disponível na plataforma de cursos à distância, no endereço unitectm.eadbox.com. Mais informações podem ser obtidas na Unitec, pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052 ou pelo e-mail [email protected].


Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação