A campanha Novembro Azul visa sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças, especialmente o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Conforme a enfermeira Adriane Kleinpaul, associada da Unitec, há alguns anos o Ministério da Saúde vem se preocupando com a saúde do homem. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens depois do câncer de pele não melanoma, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que indica que, para 2022, são esperados mais de 65 mil novos casos.

Adriane revela que, atualmente, existe uma procura maior pelos exames por parte dos homens, mas ainda muito baixa. “Os homens têm resistência, medo e vergonha. Mas é necessário que pensem na saúde, busquem por cuidados e organizem um horário para fazer os exames de rotina, pois a prevenção ainda é a melhor solução.”

Segundo a profissional, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

‘Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados’
A enfermeira destaca a importância da realização dos exames precocemente. “Se diagnosticada a doença, que seja de forma precoce, para dar início ao tratamento o quanto antes possível. Por isso, fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados.”

De acordo com Adriane, é importante que o homem busque por um profissional de saúde habilitado. O urologista é um dos profissionais específicos, mas o paciente pode procurar pelo enfermeiro ou o médico de sua preferência para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao profissional avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). “Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal”, acrescenta.

Além disso, o homem precisa realizar testes e exames frequentemente, como verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia e do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal e verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Cuidar da saúde mental também é fundamental, pois diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. “É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário”, alerta Adriane.

Prevenção e cuidados básicos são essenciais para a manutenção da saúde
Entre os fatores de risco para a doença estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), obesidade e etnia: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

Segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Praticar no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

A enfermeira associada da Unitec evidencia que o Ministério da Saúde também está reforçando os cuidados para o câncer de boca. “Na população masculina, este câncer é o quinto tipo mais incidente. Tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença, que normalmente acomete homens com mais de 40 anos. De acordo com o Inca, a estimativa para o triênio 2020 a 2022 é de 11.180 novos casos a cada ano”, finaliza.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Jaqueline Grando