Para você, mulher, que quer se capacitar, buscando o desenvolvimento de habilidades e competências de gestão, trazendo para o seu negócio maior eficiência e resultados positivos, a Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unitec) tem o curso ideal: ‘EmpoderAgro com elas: a mulher construindo sua história!’
Destinado para produtoras rurais, empresárias, autônomas e demais interessadas ligadas ao agronegócio, o curso é ministrado pela associada Izabel Cristina Dalemolle e objetiva que as participantes entendam e aprimorem os conhecimentos sobre os processos de gestão da propriedade e de relacionamento pessoal, além de desenvolver a capacidade de conduzir as mudanças necessárias para edificar os negócios da empresa familiar.
“Historicamente, no desenvolvimento da humanidade, as mulheres tiveram que criar e impor a sua liderança por habilidades e competências ligadas ao relacionamento. Desenvolveram a capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo, posicionando-se como profissional multifacetada, e ainda mais atenta aos detalhes, o que minimiza o índice de erros. As mulheres, mesmo diante de situações complicadas, possuem um forte equilíbrio na condução e elaboração de estratégias nas organizações”, contextualiza Izabel.
A profissional acrescenta que, tendo em vista esta evolução, as mulheres precisam identificar os seus talentos natos, desenvolvidos muitas vezes em várias gerações e consolidados geneticamente em seu DNA. Desta forma, com maior autonomia e liberdade de expressão, deixam de ser coadjuvantes para posicionarem-se em condição ativa nos negócios da empresa familiar.
Curso está dividido em três encontros presenciais
Izabel explica que o curso é presencial e possui carga horária de 24 horas, sendo três encontros com duração de oito horas cada um. “No primeiro encontro visamos aprimorar a competência interpessoal, por meio do autoconhecimento, para realizar as interferências necessárias e melhorar o relacionamento das pessoas que estão envolvidas nos negócios na empresa familiar. Nele são abordados conteúdos como o papel da mulher nos negócios e na família, comunicação e competências”, destaca.
No segundo encontro, a fim de compreender os mecanismos econômicos e suas interferências nos negócios, relacionando com o processo de planejamento das atividades e suas nuances na empresa familiar, a aprendizagem se dá em torno da história da mulher, noções de economia, políticas públicas para a agricultura e planejamento.
E no terceiro encontro, os conteúdos abordados dizem respeito ao processo de sucessão familiar e como fazê-lo, conflitos e governança nas empresas familiares. “Neste último encontro, iremos otimizar os negócios da empresa familiar, considerando os aspectos relacionados ao processo sucessório em um cenário cada vez mais globalizado e competitivo, potencializando as relações da família, negócio e patrimônio”, esclarece.
Ministrante do curso, Izabel é Bacharel em Administração de Empresas, com especialização Gestão de Cooperativas, Formação Pedagógica para o Ensino Técnico e Controle da Qualidade de Produtos de Origem Animal. Instrutora do Senar-RS no Programa Mulheres em Campo desde 2018, com formação de mais de 500 mulheres, também possui experiência como instrutora do Senar-RS RS desde 2004 nas áreas de empreendedorismo, gestão e agroindústria. Presta consultorias e assistência técnica para produtores de leite e de grãos, em programas para prefeituras, associações e cooperativas e é professora no Curso Técnico em Agropecuária da Setrem.
As turmas para o curso são compostas por até 20 participantes. Mais informações podem ser obtidas na Unitec, pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052 ou pelo e-mail [email protected].
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação