'A saúde começa pela boca!’ Esta máxima é bastante conhecida, e uma frase usada entre os dentistas para dizer que este órgão é a maior forma de contato do corpo humano com o meio externo, sendo entrada de vários micro-organismos que podem vir a acarretar doenças pelo corpo.

A explicação é da cirurgiã-dentista Fabiana Carvalho Machado, associada da Unitec. Ela é instrutora do Senar-RS e acompanha as Unidades Móveis Odontológicas do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS).

Segundo a profissional, é muito importante manter uma boa saúde bucal a fim de conservar todos os dentes, facilitando e ajudando a mastigação dos alimentos, prevenir inúmeras doenças, ter uma boa estética dentária e, como consequência, melhor qualidade de vida. 

“A recomendação é visitar periodicamente o dentista para realizar profilaxia e avaliação de possíveis lesões cariosas - e não só quando tiver dores ou fraturas dentárias - e escovar os dentes diariamente, aliando com o uso de fio dental e de enxaguante bucal”, afirma.

Ela destaca que ocorrem muitos casos de dores de cabeça, abertura de boca e desgaste dentário em pacientes, causados pela posição dentária, oclusão, falta de dentes e até problemas emocionais. “Por isso, é de enorme importância a regularidade de idas até um dentista de confiança para evitar maiores complicações.”

Conforme Fabiana, diversos são os problemas de saúde decorrentes da falta de higiene bucal, dentre eles as perdas dentárias, que causam problemas estomacais devido à falta de mastigação apropriada, as cáries, gengivite, mau hálito e muitas intenções decorrentes das bactérias da boca.

A profissional ressalta que o período entre as consultas deve ser de, no máximo, seis meses, pois problemas diagnosticados previamente podem ser tratados sem a incidência de fraturas e/ou dores indicando a necessidade de visita ao dentista. 

De acordo com a associada da Unitec, o Brasil é o país que mais valoriza a estética dentária. “O sorriso, muitas vezes, é indicativo de grau de confiança em uma entrevista de emprego, nas relações pessoais e também pode ser um demonstrativo em relação ao cuidado que a pessoa tem consigo mesma. Portanto, cuidar do sorriso traz muitos benefícios, favorecendo a autoestima, ausência de dores, qualidade de vida e colaborando na alimentação e degustação de doces e salgados”, finaliza.

Cirurgiã-dentista há 12 anos, Fabiana é especialista em Ortodontia. Associou-se à Unitec neste ano e acompanha as Unidades Móveis Odontológicas do Sesi-RS no meio rural, prestando serviços ao Senar-RS, transmitindo orientações e esclarecimentos sobre saúde bucal e sanando dúvidas dos pacientes.


Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação