Uma mesa repleta de produtos fabricados a partir do leite, feitos de forma artesanal, com muita qualidade e capricho: queijo, iogurte, doce de leite, leite condensado, requeijão, keschimier, rapadura e muitos outros subprodutos.
Este foi o resultado do curso ‘Produção de Derivados de Leite’, do Senar-RS, realizado na última semana em Doutor Maurício Cardoso. Ministrado pela instrutora Izabel Cristina Dalemolle, associada da Unitec, o curso reuniu 15 participantes, todas agricultoras e a maioria produtora de leite.
“O leite e seus derivados geram saúde e movimentam a economia. Eles fazem parte da lista de alimentos essenciais ao bem-estar de milhões de brasileiros. O setor envolve uma grande cadeia produtiva, já que o nosso país possui um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo”, explicou Izabel.
O curso ‘Produção de Derivados de Leite’, ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de junho, tendo por local o salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana (IECLB). O encerramento, no dia 24, contou com a presença do supervisor regional do Senar-RS, Diego da Silva Coimbra; do gerente do Sicredi Noroeste RS de Doutor Maurício Cardoso, Jorge Schmidt; e do presidente da Unitec, Marcelino Colla.
Para a participante Aline Graciela Reckziegel, o curso foi muito bom e produtivo. “Aprendemos muita coisa boa e a fabricar produtos deliciosos. Agradecemos a oportunidade de aprender e poder levar estes ensinamentos.”
Sandra Ramos de Oliveira também avaliou o evento de forma muito positiva. “Gostamos muito do curso porque poderemos aplicar em nossa rotina o que aprendemos, como a produção dos derivados do leite, já que produzimos o leite em nossas propriedades.”
A Sicredi Noroeste RS foi a entidade parceira do curso. O gerente da unidade mauriciense, Jorge Schmidt, afirmou que é muito gratificante para o Sicredi poder oferecer conhecimento sobre o leite, alimento tão importante na alimentação. “Gratidão às entidades parceiras, como Senar-RS, Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural de Três de Maio. Ações como esta estão diretamente ligadas ao propósito do Sicredi, que é construir juntos uma sociedade mais próspera.”
A Emater/RS-Ascar local atuou na organização da turma. A secretária da entidade, Clarice Lorenset, além de formar o grupo, também participou do curso. “Sem palavras para avaliar o curso. Nós adoramos! Foi muito bom! A instrutora Izabel conduziu muito bem o grupo. As mulheres gostaram muito e tiveram um ótimo aproveitamento. De tantos outros cursos que participamos, neste a instrutora conseguiu deixar, além do aprendizado, uma marca no coração de cada participante.”
Inclusive, segundo Clarice, as participantes gostaram tanto da forma com que a Izabel conduziu o curso que já estão pedindo outros. “Valeu muito a pena! São ensinamentos que aplicamos em nossas casas”, disse.
Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo, com produção de 34 bilhões de litros por ano
O leite exerce uma função importante, tanto econômica quanto social para o país, pois promove o desenvolvimento do Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo, com produção de 34 bilhões de litros por ano. Além disso, 99% dos municípios brasileiros são produtores de leite. São mais de um milhão de produtores, sendo a maioria da agricultura familiar.
Segundo a instrutora do Senar-RS, o leite que mais se utiliza na produção de laticínios é o de vaca em razão das propriedades físico-químicas que possui, das quantidades que se obtém, agradável sabor, fácil digestão, assim como a grande quantidade de derivados obtidos.
“O consumo de leite depende da região e do tipo de animais de produção. A composição do leite varia de acordo com a espécie, raça, alimentação, individualidade, fase da lactação, entre outros fatores. Geralmente, é composto de 87% de água e de 13% de sólidos, denominados extrato seco total (EST), ou seja, gordura, lactose, proteína e sais minerais, que representam a parte nutritiva do leite”, informou.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação