O técnico em agropecuária e administrador Marcos Haerter integra o grupo de associados da Unitec que em 2024 celebra 25 anos de associação. Natural de Ijuí e residente em Ijuí e Coronel Barros, ele conta que chegou até a cooperativa por indicação do colega Paulo Rosa, também associado.

Marcos destaca que é muito gratificante fazer parte da Unitec. “É um prazer integrar este time maravilhoso. Juntos somos mais fortes e acredito que, assim, o desenvolvimento acontece mais rápido. Participar desta equipe seleta e responsável ajudou muito no meu crescimento pessoal e profissional, pois abriu muitas portas. Também tive a felicidade e oportunidade de levar o nome da Unitec a vários lugares do Brasil e do mundo quando fiz viagens de estudo com colegas, produtores e clientes.”

Segundo ele, um dos fatos marcantes nesta caminhada de 25 anos foi a conquista do Troféu Senar O Sul, como instrutor padrão do Senar-RS, em 2012. A premiação, que integrou o calendário oficial da Expointer 2012, foi uma homenagem e reconhecimento às pessoas que se destacaram com ações que trouxeram benefícios ao meio rural.

Outro momento marcante, conforme o profissional, foi quando teve a oportunidade de elaborar o Programa Agricultura de Precisão, desenvolvido pelo Senar-RS e depois incorporado pelo Senar Brasil, com várias apostilas levando sua assinatura. “Além disso, com este projeto, tive a felicidade de participar da Rio+20 - a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável -, realizada no Rio de Janeiro em 2012 para discutir os avanços das políticas ambientais globais.”

Marcos é instrutor do Senar-RS em diversos cursos, como regulagem e manutenção de colheitadeiras, manutenção e operação de tratores agrícolas, retroescavadeira, pulverizadores, operação de semeadoras para plantio direto, GPS e no Programa Agricultura de Precisão.

Também desenvolve treinamentos de plantabilidade e colheita para a Bayer, e de operação de caminhão Munck, escavadeira hidráulica e operação e manutenção de pá carregadeira para outras empresas particulares.

“Até hoje, foram mais de um milhão de quilômetros percorridos e mais de 30 mil pessoas capacitadas. Isso é muito satisfatório e nos dá a felicidade de missão cumprida, pois colaborei para o crescimento pessoal e profissional de muitos produtores rurais gaúchos e brasileiros. O agro brasileiro é um setor muito dinâmico e pujante, e fazemos parte disso”, finaliza.


Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação