“Orgulho de representar a Unitec em mais de 340 eventos ministrados, levando aos participantes inúmeras técnicas de soldagem com eletrodos revestidos, facilitando, assim, o dia a dia de trabalho na propriedade, com qualidade e segurança.” É com este depoimento que o associado da Unitec, Girlei Carlos Pivotto, resume seu trabalho.

Associado da cooperativa há sete anos, Pivotto é técnico em metalurgia e soldagem e atua como instrutor do curso de solda do Senar-RS desde 2015. Ele explica que a soldagem é um processo de união de peças através da fusão como meio principal, adicionando ou não material, tendo como objetivo a resistência por igual das partes sem alterar sua composição.

“O avanço contínuo das tecnologias de fabricação é necessário, e tecnologias mais antigas, como MIG/MAG, TIG, Eletrodo Revestido e Plasma, estão sendo aprimoradas para processos híbridos, ganhando, assim, mais rendimento na produção”, afirma.

Conforme Pivotto, o processo mais utilizado na produção industrial ainda é MIG/MAG, por seu alto rendimento, hoje também em grande escala robotizados e automatizados. “Já os eletrodos revestidos, apesar de menor rendimento, são muito utilizados em oficinas de manutenção, estaleiros e propriedades rurais, tendo como vantagem o baixo investimento em equipamentos, e pela sua versatilidade pode trabalhar a soldagem em vários tipos de metais e locais, encarando condições adversas com muita qualidade.”

Pivotto também já ministrou cursos para participantes que fizeram do processo de soldagem a sua profissão, em diversas empresas metalúrgicas renomadas em todo o Estado. “É muito gratificante, ao fim de cada curso, perceber o brilho nos olhos das pessoas vendo o resultado do conhecimento adquirido”, finaliza.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação