Visualizar e conferir, na prática, os conteúdos transmitidos em aula. Foi com este intuito que o instrutor Paulo Rosa, engenheiro agrônomo especialista em Tecnologia de Aplicação e Segurança do Trabalho, esteve na região na última semana.
Ele, que é associado da Unitec e ministra o curso à distância sobre inspeção, revisão e tecnologia de aplicação com pulverizadores, disponível da plataforma da cooperativa, visitou a propriedade do agricultor Dorlei Balsan, aluno do curso, no interior de Tucunduva.
Ao percorrerem uma área de soja, Paulo e Dorlei trocaram informações e reforçaram os conhecimentos adquiridos no treinamento. “Costumo visitar meus alunos nas oportunidades que tenho quando estou no município deles. É muito positivo você chegar na propriedade, fazer uma revisão do equipamento e observar que todos pontos de ajuste estão sendo cumpridos e que o curso foi efetivo”, destaca.
De acordo com Dorlei, a visita foi muito importante, fechando, com sucesso, o curso realizado na plataforma. “Ter o Paulo aqui na propriedade foi muito válido, o que possibilitou fazermos as conferências no pulverizador. O conhecimento e experiência dele são excelentes e foi mais um momento de aprendizado e de trocas. Existem muitos pontos importantes sobre pulverização para checar ao longo do ano, no decorrer das aplicações, como regulagem de bomba, conferência, pressão na barra, medição do diâmetro de gota e mistura dos produtos, dentre outros. O curso é excelente e recomendo que quem tiver a oportunidade faça”, acrescenta.
Curso tem foco nas estratégias de pulverização para o controle efetivo das principais doenças foliares da soja
Paulo explica que o curso, realizado no formato à distância na plataforma de cursos da Unitec, está fundamentado no uso correto de pulverizadores para controle de doenças na soja. “No primeiro módulo, trabalhamos a fisiologia da cultura da soja e os princípios de controle de epidemias de doenças, quando discutimos a importância de se utilizar fungicidas preventivamente, de acordo com o crescimento da cultura, com a medição do índice de área foliar, buscando estabelecer proteção total as camadas foliares”, afirma.
Além disso, aborda sobre os principais fungicidas, misturas e importância no manejo da resistência às doenças. Na questão de mistura, é discutida desde a questão qualidade da água, adjuvantes e surfactantes, formulações, testes e compatibilidades de tanque, a fim de ter uma calda excelente e aplicada no momento certo.
No segundo módulo, o treinamento ensina sobre o ajuste do pulverizador para controle de doenças, bem como a escolha da ponta e da gota certas, limitações climáticas e como proceder para não errar na aplicação. Também é realizada uma abordagem técnica dos principais pontos a serem observados para não errar no processo. Erros de aplicação são a causa mais frequentemente de insucesso no controle, segundo Paulo.
Mais informações sobre o curso podem ser acessadas no site da plataforma: unitectm.eadbox.com. Interessados em participar deste treinamento podem contatar a Unitec pelo telefone/WhatsApp (55) 3535-2052 ou pelo e-mail [email protected].
Texto e fotos: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999