Neste sábado, dia 3 de julho, celebra-se o Dia Internacional das Cooperativas. Com o tema ‘Reconstruir melhor juntos’, a data visa aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. E, por meio deste dia, a sociedade como um todo pode aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos.

“A construção do cooperativismo é um grande desafio para todos. Nos faz pensar e agir sobre esta forma de desenvolvimento que ocorre a partir do coletivo. Dentro deste coletivo, existe a entidade cooperativa, fundamental e que atua como mecanismo legal para dar suporte. A partir desta estrutura temos a nossa base essencial, que são os associados”, afirma o presidente da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unitec), Marcelino Colla.

O líder cooperativista explica que as ações vêm ao encontro dos associados. “Por meio da construção do trabalho coletivo e demanda de serviço, oportunizamos o desempenho das atividades profissionais, aliando ao cliente que contrata os serviços. Este tripé é fundamental, porque só mantemos a cooperativa se tivermos o associado e ele prestar um bom serviço. Então, é necessário uma boa e grande sintonia para isso ter seguimento.”

Colla destaca que a Unitec, que está prestes a completar 25 anos de atuação, sempre agiu a partir o local, independentemente de onde o associado esteja. “E fazendo parte das mudanças construídas, principalmente no último ano, iremos associar pessoas jurídicas, por meio de mudança do estatuto. A Unitec tem a expertise de gerenciar empresa, então agora fará isso também para os associados. Ainda, ampliamos as áreas de atuação para outros segmentos que não são o rural. Ou seja, com isso, continuamos a ampliar o nosso quadro social e a ofertar serviços de qualidade em diversos campos de atuação.” 

Nesta caminhada de mais de duas décadas, Colla revela que o perfil do profissional que vem para se associar mudou. “Afinal, vivemos em um mundo em transformação. Nestes 25 anos as coisas mudaram bastante: cenário, formas de trabalhar e os profissionais. O momento é desafiador. E, assim como em qualquer época, é preciso fortalecer o cooperativismo, este modelo de negócios tão importante e que cresce em todas as áreas”, finaliza.

Unitec: cooperativa que oportuniza o desenvolvimento de carreiras

‘Sinto um grande orgulho de fazer parte desta cooperativa e ainda mais por ser um dos sócios que acreditou e implantou esta ideia’
Assim como a cooperativa não existe sem os associados, estes também precisam de uma entidade forte e unida para crescerem e desenvolverem a trajetória profissional.

“Juntos somos mais fortes. E, se temos sonhos, é preciso acreditar e correr atrás deles!” A afirmação do engenheiro agrônomo Josué Carpes Marques, de Crissiumal, diz muito sobre a essência da Unitec e do quadro social que a compõe.

Um dos sócios-fundadores, Marques tem praticamente toda a vida profissional ligada ao sistema cooperativo. Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria em 1990, no mesmo ano começou a trabalhar na Cotrimaio, onde atuou no departamento técnico, nos municípios de Humaitá e Crissiumal, por seis anos. “Em 1996, juntamente com outros colegas, fundamos a Unitec. A partir daí, passamos a trabalhar de forma autônoma, ou seja, sem vínculo empregatício. Foi quando comecei a prestar serviço por meio da Unitec ao Senar-RS, nas áreas de pecuária de leite e gestão rural, onde atuo até hoje”, conta.

O engenheiro agrônomo destaca que a criação da Unitec, na época, foi uma mistura de desafio e orgulho, principalmente por dois motivos. “Primeiro que na época não existia no Estado nenhuma cooperativa de trabalho atuando na nossa área, então foi um grande desafio ser uma das primeiras. E, segundo, por sair de um sistema onde se tinha salário fixo, carteira assinada, férias e 13º salário, por exemplo, e partir para um sistema de prestação de serviço em que a receita é variável e pode-se ou não ter contrato de trabalho. Mas, mesmos com esses desafios, nós acreditamos na ideia. Felizmente, o tempo mostrou que estávamos certos.”

Ele diz que no início não foi fácil, mas hoje, olhando o trabalho junto à cooperativa, sente-se realizado e não consegue se imaginar trabalhando novamente no sistema CLT. “A prestação de serviço nos proporciona muitos desafios e isso me motiva muito. Por isso, hoje sinto um grande orgulho de fazer parte desta cooperativa e ainda mais por ser um dos sócios que acreditou e implantou esta ideia”, comemora Marques.

‘O que conquistei em minha vida profissional foi em conjunto com a Unitec’
Pedro Paulo Klein, de Horizontina, também sócio-fundador da Unitec, construiu sua história profissional dentro do sistema cooperativo. Sua trajetória profissional começou em 1987, quando começou a trabalhar na Cotrimaio de Doutor Maurício Cardoso. No ano seguinte, após fazer o curso de inseminação artificial, passou a atuar na área.

Em 1996, fazendo parte do grupo de fundadores da Unitec, Klein deu continuidade às inseminações, mas de forma autônoma, atendendo produtores dos municípios de Doutor Maurício Cardoso e Horizontina e alguns de Três de Maio e Tucunduva, que permanecem até hoje em sua rota.

Klein relembra que o início não foi fácil. “Tínhamos insegurança, mas o grupo era muito bom. E a seriedade com que a Unitec foi conduzida desde o início foi essencial. A definição da região de trabalho de cada um, organizando as atividades, foi muito importante, e isso permanece até hoje. Assim como o apoio e os convênios formados, que beneficiam os associados”, acrescenta.

Ao finalizar, o técnico em inseminação artificial destaca que a Unitec foi uma das coisas mais importantes que aconteceu em sua vida. “O que conquistei em minha vida profissional foi em conjunto com a Unitec. Desejo que a cooperativa siga crescendo, sendo bem conduzida, sempre pensando no grupo, como sempre foi. Estou muito satisfeito com o trabalho que realizado e com a Unitec.’

‘Grupo da Unitec está fundamentado nos princípios de transformação da sociedade, no desenvolvimento econômico, bem-estar social e na qualidade de vida’
Natural de Giruá, mas atualmente residindo no Litoral, a associada Scheila Rigotti faz parte da Unitec há três anos. Há 23 anos atua com o Turismo de Natureza, na gestão e na conservação ambiental.

“Meu primeiro contato com a cooperativa se deu por meio do presidente Marcelino Cola, um colega de trabalho, exemplo de liderança, de evolução pessoal e profissional. Para mim, fazer parte da Unitec representa estar em um grupo multidisciplinar de profissionais comprometidos com o seu trabalho e fundamentados nos princípios de transformação da sociedade, no desenvolvimento econômico, bem-estar social e na qualidade de vida”, destaca.

Mestre na área de Engenharia Ambiental, Bióloga e Pedagoga, especialista em Ecoturismo, pós-graduada em Interpretação Ambiental, com MBA em Gestão de Projetos, MBA Coaching, MBA em Gestão Empresarial, Scheila já atuou como professora, gestora e atualmente é instrutora do Senar-RS. “Sou muito feliz trabalhando com o homem do campo, trazendo oportunidades de negócios para agregar na renda, conservar o patrimônio e fortalecer as comunidades receptoras”, afirma.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação