Com o objetivo de debater e implementar práticas sustentáveis em cooperativas da agricultura familiar, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul (Unicafes-RS) promoveu, no último dia 28, o Seminário de Emergência Climática.
O evento, realizado em Passo Fundo, teve apoio da Unicafes Nacional e da Trias Brasil, e contou com a participação de diversos representantes de cooperativas e associados, Poder Público e lideranças, que debateram sobre a implementação de estratégias que promovam o desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental frente às emergências climáticas.
Palestraram profissionais do Observatório do Clima, Trias, Embrapa, universidades e cooperativas. A Unitec, associada à Unicafes-RS, marcou presença no evento, com a diretora-presidente, Izabel Cristina Dalemolle; o diretor 1º secretário, Fábio José Turra; e o diretor de finanças, José Álvaro Pacheco.
Para Izabel, ações como esta são importantes para que os dirigentes de cooperativas se atualizem das tendências do que acontece no mundo. “Eventos técnicos são fundamentais porque nos inteiremos sobre as novas necessidades que surgem em relação ao meio ambiente e à produção de alimentos.”
Ela ressaltou que o seminário debateu com ênfase o sistema de produção sustentável. “Nós aqui no Brasil já fazemos muito, mas algumas propriedades ainda precisam melhorar manejos. E cada um de nós deve fazer a sua parte: pessoas, setores do agro, Poder Público, enfim, todos devem pensar em estratégias de produção e desenvolvimento sustentável para tentar diminuir a probabilidade de acontecer catástrofes, como as que ocorreram este ano no Estado.”
O presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, disse entender que é fundamental fazer este debate sobre emergência climática também pelos impactos vividos no Estado. “Tivemos três grandes secas nos últimos anos e em 2023 e em 2024 três enchentes, sendo a última, em maio deste ano, a maior da história do Rio Grande do Sul. Então, é fundamental que se faça jus ao sétimo princípio do cooperativismo, que é o compromisso com a comunidade. Somos formados por pessoas, que vivem em comunidade, e o que acontece impacta as pessoas e as nossas cooperativas.”
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação