“O patchwork é como a nossa vida: unindo pedaços, fica lindo!” Assim a instrutor do Senar-RS Márcia Cristina Schmidt resume o curso Artesanato Patchwork - Unindo Retalhos de Tecidos, que está habilitada a ministrar.

Associada da Unitec, Márcia reside na comunidade de Colônia das Almas, no interior de Catuípe, e explica que, na capacitação, ensina os participantes a produzirem peças diferenciadas, muitas vezes confeccionadas com retalhos, como bolsas, jogos de banheiro, mateiras e porta-pratos, desenvolvendo neles a satisfação pessoal por aprender, criar e produzir.

Administradora com especialização em Engenharia Econômica e tecnóloga em Segurança do Trabalho, é instrutora do Senar-RS desde o ano passado. Ela conta que entrou no mundo do artesanato quando voltou a morar no Rio Grande do Sul, em 2019, devido à doença do pai.

“Foi uma forma de ocupar uma parte do meu tempo e também ficar mais próxima da minha mãe, já que ela era costureira. Foi um recomeço na minha vida. E o que me mostrou o lado interessante do patchwork foram os cursos do Senar-RS que fiz no Sindicato Rural de Catuípe, com a instrutora Marli Zientarski de Oliveira, que também é associada da Unitec. Após, para aprimorar a técnica que escolhi, fui buscar aulas particulares”, recorda.

O gosto pelo artesanato foi tanto que Márcia decidiu ingressar no Senar-RS e, assim, também transmitir conhecimento para mais pessoas. Para ela, ser instrutora do Senar-RS é um grande desafio e uma grande responsabilidade. “Os participantes dos cursos são pessoas que vêm buscar conhecimento e muitas vezes procurar uma oportunidade de renda ou trabalho. Ensinar é uma arte; é preciso dedicação e esforço. E quando o resultado aparece, nos emocionamos e ficamos com a sensação de dever cumprido”, define.

Márcia também está habilitada a ministrar os cursos Artesanato - Introdução a Costura e Transformação das Peças do Vestuário, Excel Básico -  Gestão Rural, e o Programa Mulheres em Campo. No mês passado, ela ministrou oficinas de patchwork na Expofeira, em Três de Maio.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação