A pandemia alterou cenários e transformou muitos setores. Sem dúvidas, um deles foi a educação. A forma de continuar aprendendo fez profissionais e alunos de reinventarem. Em nove meses, muitas coisas mudaram, e, algumas, vieram para ficar.
Visando isso, a Unitec, desde o mês de maio, está com a plataforma de cursos à distância no ar, conectando os profissionais cooperados com os alunos. A nova forma de trabalho ampliou a área de atuação da cooperativa, mostrou a força das capacitações e o elevado conhecimento dos associados, que se empenharam na produção e oferta dos cursos.
O engenheiro agrônomo Paulo Rosa foi um dos primeiros a apostar nas capacitações à distância. Passados sete meses, só há motivos para comemorar. “Neste ano de pandemia, a restrição para viagens nos obrigou a criar novas estratégias de trabalho. Então, montamos três cursos na plataforma EaD da Unitec e na plataforma Nutriexperts, da Compass Minerals. Em ambas, totalizamos quase 500 alunos capacitados”, comemora.
Na plataforma Ead da Unitec, Paulo conta com os cursos ‘Revisão, Inspeção e Regulagem de Turbopulverizadores’, ‘Preparo de Calda e Manejo de Doenças na Soja’ e ‘Revisão e Inspeção de Pulverizadores’. “O fato de trabalhar à distância me ‘obrigou’ a fazer cursos de fotografia, filmagem e edição de vídeo. Uma estagiária ajudava no processo para agilizar os trabalhos. Percebo que a elaboração e edição dos cursos fez a gente sintetizar toda uma carreira profissional; todo material armazenado dos 20 anos de trabalho serviu para resumir e organizar conteúdos técnicos e a pesquisar e interagir com outros colegas”, explica.
Paulo revela que esta experiência o manteve financeiramente tranquilo nos quase cinco meses de quarentena, pois os rendimentos dos cursos à distância substituíram os eventos presenciais.
O profissional adianta que, em uma nova etapa, irá ofertar capacitações na área de tecnologia de aplicação para controle biológico, utilizando drone como principal ferramenta, além de cursos de tópicos pontuais. “A todos os colegas, recomendo que busquem um assunto que realmente conheçam e ofertem cursos rápidos e ágeis na plataforma”, finaliza.
Paulo é engenheiro agrônomo, especialista em Tecnologia de Aplicação e Segurança do Trabalho, coordenador de aviação agrícola e piloto remoto de drone de pulverização. Iniciou a carreira profissional como instrutor de mecanização agrícola em 1996, no Senar-RS, fazendas e grupos em todo o país.
Associado na Unitec desde 2002, passou a ter demandados treinamentos por empresas, como Montana Agricultura, fabricante de pulverizadores e Bayer Cropscience de Agroquímicos. No novo ambiente e com evolução das técnicas de pulverização, iniciou um trabalho de desenvolvimento de equipe e polímeros redutores de evaporação e deriva. Desta forma, as empresas de adjuvante passaram a ser clientes, com destaque para a Compass Minerals.
Em paralelo a isso, o profissional tem uma parceria em produção de soja na Fazenda Panorama, em Camaquã-RS, onde desenvolve trabalhos com agricultura de precisão e controle biológico de pragas e doenças, além de testes de várias estratégias e programas de tecnologia de aplicação.
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação