De 11 a 22 de outubro, o Parque de Exposições Wanderley Burmann, de Ijuí, sediou a ExpoFest Ijuí - Exposição-Festa Internacional das Etnias. Considerado o maior evento multiétnico do Brasil, contou com a representação da Unitec, com as instrutoras do Senar-RS Darlene Zardin e Paula Kettenhuber.

No espaço coletivo do Sindicato Rural de Ijuí e do Senar-RS na Casa do Produtor - sede da entidade no parque - foram realizados cursos do Senar-RS.

Nos dias 13 e 16 de outubro ocorreu o curso Inclusão Digital Rural, com a instrutora Darlene. Conforme a profissional, o curso foi de ótimo proveito, e transmitiu às participantes noções básicas sobre informática, sendo que elas já fizeram a solicitação da continuação para próximo ano dos cursos Informática Básica e Excel Básico.

Darlene contou que a turma, inclusive, vem participando de diversos cursos do Senar-RS, como Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal, e tem agendado para novembro o curso Liderança e Desenvolvimento de Equipes.

E nos dias 16 e 17 de outubro a instrutora Paula ministrou o curso Básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, em parceria com a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), que promove campanhas de preservação do ambiente natural bem como a utilização sadia dos recursos naturais, buscando uma melhor qualidade de vida para toda comunidade.

Ela explicou que no primeiro dia do curso foram abordados temas como a identificação botânica das plantas, as espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares mais cultivadas, suas formas de propagação e cultivo e a correta realização da colheita, secagem e armazenagem das espécies.

O segundo dia de curso foi realizado no Espaço Ecopedagógico da AIPAN nas dependências do parque de exposições, onde ocorreu o plantio de diversas espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, que após a feira serão levadas para as hortas comunitárias da associação.

“Foi gratificante ministrar o curso em parceria com a AIPAN, associação que realiza um trabalho importantíssimo para a comunidade ijuiense, conscientizando a população sobre a preservação e conservação do meio ambiente, tema cada vez mais importante e necessário frente ao atual cenário de degradação ambiental e mudanças climáticas que estamos vivenciando”, destacou Paula.

O supervisor regional do Senar-RS Diego Coimbra avaliou os cursos realizados durante a ExpoFest como muito produtivos. “Já havíamos tido a experiência positiva de realizar cursos do Senar-RS durante a feira no ano passado, e neste ano repetimos, planejando cuidadosamente os eventos. Foram cursos muito bons, que permitiram troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes”, finalizou.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação