A Unitec conta com mais um serviço de excelência em seu portfólio. Trata-se de assessoria educacional voltada para a formação de gestores, professores, integrantes do Conselho e Fórum Municipal de Educação para o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação com as prefeituras.

O serviço é prestado pela associada Adriane Regina Spohr, residente em São José do Inhacorá. Pedagoga, especialista em Gestão e Organização da Escola e mestranda em Gestão Pública, ela atua há 30 anos na área educacional, com experiência na sala de aula desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, na Secretaria Municipal de Educação e na Extensão Universitária.

A profissional destaca que vem se dedicando e contribuindo com a formação dos educadores da região e do Estado. “Conhecendo a realidade educacional, assessorando dezenas de municípios e escolas, dialogando com centenas de professores, estudando, pesquisando e participando de encontros em diversas instituições, abracei a causa da educação pública na busca pela melhoria da qualidade educacional, me dedicando à implantação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão e implementação das políticas educacionais, sobretudo, o Plano Municipal de Educação.”

Adriane revela que, à luz do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 com vigência até 2024, foram elaborados os Planos Municipais de Educação em cada território com vigência de dez anos, apresentando diretrizes metas e estratégias para todos os níveis e modalidades de ensino.

“As metas são nacionais, mas se concretizam no lugar onde vive o sujeito, a quem tem o direito ao acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão da escolaridade, que devem ser garantidos com qualidade e equidade”, explica.

Para acompanhar sistematicamente o cumprimento das metas, a Lei do PNE aponta para a necessidade do monitoramento contínuo e das avaliações periódicas, com envolvimento das instâncias responsáveis e a devida mobilização social, conforme complementa Adriane.

Ela esclarece que o Conselho Municipal é uma das instâncias responsáveis pelo monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, sendo a Conferência convocada pelo Fórum Permanente articulado a Secretaria Municipal de Educação.

O trabalho consiste na realização de formação, consultoria ou assessoria para os municípios da região, tanto para professores, gestores e conselheiros representantes de diferentes segmentos da sociedade, no que tange o monitoramento e avaliação do PME que se desenvolve nas seguintes etapas: Etapa 1: Organizar o trabalho, Parte A - Notas Técnicas e Agenda de Trabalho; Etapa 2: Estudar o Plano, Parte B - Planejamento orçamentário; Etapa 3: Monitorar continuamente as metas e estratégias, Parte C - Indicadores, Relatório Anual e Análise SWOT; Etapa 4: Avaliar o plano periodicamente, Relatório de Monitoramento e Avaliação.

A profissional afirma que no ano de 2023 foram atendidos os municípios de Tucunduva, Independência, Alecrim, Porto Vera Cruz, Campina das Missões e Campo Novo. “Neste ano finda a década de vigência do Plano Nacional de Educação, sendo que a elaboração do novo plano, com vigência 2024 a 2034, foi discutido nas conferências de educação realizadas nas etapas municipais ou intermunicipais, estaduais e nacional. Após a sua aprovação, com a mobilização da sociedade, os territórios deverão elaborar seus planos correspondentes”, finaliza.
 

Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Foto: Divulgação