Na quarta-feira, dia 1º de dezembro, o presidente da Unitec, Marcelino Colla, palestrou na cidade de Capanema, no Paraná. O evento, sob o tema ‘Gestão de Relacionamento: as forças das parcerias em prol da sustentabilidade’, fez parte da 5ª Semana da Qualidade da Dip Frangos e contou com a presença de produtores integrados, lideranças da Plusval e da Dip Frangos.
Em sua saudação inicial, Colla destacou a importância das parcerias. “Estou feliz de estar aqui, transmitindo aquilo que vivo e acredito. E acredito nos relacionamentos e parcerias.”
Ele começou a palestra com a seguinte frase: “Cada um enxerga e entende as situações como quer. E eu estou enxergando as coisas bonitas que a vida oferece!” Segundo Colla, dados revelam que, em 2020, o agronegócio representou 26,6% do PIB nacional. “Portanto, somos nós que movemos esta economia. Graças a isso, a nossa balança comercial foi positiva no ano passado e será também em 2021.”
Colla também trouxe dados sobre a produção de aves. “Hoje, o Brasil é o terceiro produtor de frango no mundo e o primeiro em exportação. Reflitam sobre isso. É um dado muito significativo e reforça nosso papel de produzir alimentos e nossa responsabilidade enquanto produtores.”
Dando sequência ao tema do encontro, o presidente da Unitec disse que acredita nos relacionamentos e na importância deles porque confia nele e nas pessoas. “Sua vida é resultado das suas ações. E você precisa acreditar em seu potencial para acreditar nos outros. Acreditando em mim, ajudo a tornar as coisas diferentes. Pensando na vida em sociedade, é possível vivermos em comunidade de forma harmônica? Com certeza é! Eu trabalho muito em propriedades rurais. Por isso, tenho a experiência de que o trabalho em grupo nos deixa mais fortes e mais capazes. Por isso, temos que acreditar nas pessoas.”
Para ele, os relacionamentos interpessoais estão cada vez mais difíceis. Mas é preciso usar ferramentas que auxiliem este processo, como o autoconhecimento. “Eu gosto desta frase: ‘Antes de entender de negócio é preciso entender de gente’. Ouvi do professor em uma aula da pós-graduação que estou cursando. E ela faz todo sentido, afinal, são as pessoas que fazem as coisas acontecerem”, defendeu.
O cooperativista também falou sobre resiliência, empatia e sustentabilidade, sendo este último um tema latente, uma vez que a humanidade está refletindo os caminhos a serem tomados. “Sustentabilidade é um dos temas mais atuais da humanidade. Analisemos as três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. É difícil mantê-las em equilíbrio, mas é necessário para a sustentabilidade do mundo e para a continuidade do nosso negócio”, advertiu.
Então, ele questionou: “De que forma eu posso ajudar na construção da sustentabilidade? Começando a agir no seu local, pensando no global. Isso impacta no mundo. A COP26, por exemplo, trouxe muita reflexão sobre carbono zero, já que ele é um dos grandes agentes responsáveis pelo aquecimento global. Vamos ouvir falar muito sobre isso e cobre como nossas ações farão a diferença.”
Para finalizar o encontro, o presidente da Unitec deixou a seguinte reflexão ao público: “Que legado quero deixar? O que quero construir na minha vida? Lembrem-se que viver não é deixar a tempestade passar. É aprender a dançar na chuva.”
Texto: Assessoria de comunicação Unitec
Jaqueline Peripolli / Jornalista MTE 16.999
Fotos: Divulgação